Gerir resumidamente pressupõe definir objectivos e avaliar o seu cumprimento.

Para isso é necessário definir os indicadores, nomeadamente a sua métrica, acompanhar o seu andamento e sempre que demonstrem que os objectivos não estão a ser cumpridos, os mesmos alertem para esse facto e permitam a definição de acções para corrigir.

Este é o desafio a que se propõe o ENERBIZ.

TratamentoTratamento de dados

Os dados adquiridos vão ser processados de forma personalizada, permitindo a avaliação contínua do desempenho da instalação.

Como exemplo abaixo alguns dos indicadores normalmente calculados:

  • Cálculo de valores acumulados e média
  • Avaliação de perfis de funcionamento
  • Comparação com perfis pré-definidos
  • Cálculo de custos
  • Comparação entre custos previsto e custos efectivos
  • Previsão de consumos
  • Monitorização de consumos por áreas/departamentos
  • Cálculo de emissões
  • Cálculo de indicadores de Gestão (definidos pelo modelo de gestão de cada cliente)
  • Cálculo de PUE e DCIE (Data Centers)

GraficosGráficos

O resultado do processamento dos dados é disponibilizado aos operadores em ambiente web, de fácil acesso em gráficos analíticos adequados a cada situação.

Os gráficos poderão ser enviados automaticamente, via e-mail, com periocidade definida pelo utilizador, garantindo que a instalação reporta o seu estado automaticamente ao gestor.

RelatoriosRelatórios

Porque mesmo que não existam desvios aos objectivos traçados, é necessário a avaliação continua das instalações.

Nesse sentido, o ENERBIZ permite a criação de relatórios e a emissão automática dos mesmos com envio por mail para um ou mais operadores.

Poderão ser criados relatórios com diferentes conteúdos, enviados para diferentes destinatários com periocidades distintas, garantindo o envio da informação atempada ao destinatário que maior usufruto retirará dessa informação.

ActuacaoActuação

E porque Gerir pressupõe agir, o ENERBIZ tem disponíveis funções de actuação, que permitem agir sobre uma instalação, quer automática ou manualmente.

Estas funções têm por objectivo poder actuar remotamente, permitindo ligar ou desligar circuitos, máquinas, equipamentos, ou mesmo interagir remotamente dando indicações de consumo.

AlarmeAlarmes

Com o objectivo de permitir a acção em tempo útil, o utilizador pode definir limites para os indicadores, para que o sistema emita alarmes sempre que os mesmos são atingidos.

Estes alarmes são notificados no ENERBIZ, podendo também ser emitidos via e-mail para um ou mais operadores.

Caso o ENERBIZ integre algum sistema que faça a monitorização técnica da instalação (por exemplo um sistema de Gestão técnica centralizada), poderão ser também monitorizados alarmes técnicos, horas de operação, temperaturas de espaços críticos, etc.